quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia 09

Hoje foi um dia mais relaxado. Com o conteúdo concluído seguimos com a prática, lendo as críticas de alguns dos nossos colegas(eu me incluo) que por sinal acrescentaram em vários sentidos.
A possibilidade de ouvirmos críticas distintas sobre o mesmo filme, em um mesmo local foi uma experiência bem interessante. Todos estando na mesma “página”, porém dando o seu toque especial e particular. O olhar crítico ficou claro e evidente, assim cada texto lido sobre o filme “Os Brutos Também Amam” serviu para aprendermos com o ponto de vista alheio.
Alguns textos procuraram contar mais a estória do filme, outros instigaram o leitor a procurá-lo. Alguns textos vieram quase que de forma poética, com construções e palavras muito bem postas, outros já tiveram um “tom” mais técnico, explorando bastante os aspectos cinematográficos. Alguns fizeram referências e relações com outros filmes de forma ousada e precisa.

Hoje também visitamos blogs e sites de alguns críticos também para compararmos e abrirmos mais a “cabeça” e assim atentarmos para o fato de que um bom crítico deve ler sempre vários outros críticos, assim começar a identificar elementos de argumentação, técnica textual e ideologia. Um mero exercício de passarmos sobre algumas críticas já nos serviu de estímulo.
Termino o penúltimo diário (já com saudades do curso) com uma reflexão simples, direta e importante:
100_3444“Nem sempre você lê a crítica para criticar, na verdade você nem deve fazer isso. Criticar a crítica é ser autoritário de mais. Hoje vamos ler aqui as críticas que vocês produsiram e fiquem tranquilos, pois não tem para que fazer uma crítica sobre as críticas.”
Marco Antônio Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário