quarta-feira, 17 de março de 2010

Dia 03

  • História do Cinema : o cinema desde sua criação até sua evolução em termos de técnica e produção. Continuação teórica:
No terceiro dia do curso de crítica cinematográfica iniciamos com partes do filme “Os Santos Justiceiros”, a obra polêmica de Troy Duffy nos ensina muito da relação da idéia do filme com a execução do diretor. Este é um filme que pode-se notar não tem como principal objetivo ser politicamente correto, longe disso.
Boondock-SaintsOs filmes provocadores tem uma importância para a história cinematográfica. Sempre levantando alguma questão polêmica, as vezes estes filmes nos leva a debates o que sempre contribui e enriquece nossa visão crítica.

“Quem analisa filmes sempre tem que buscar descobrir qual foi a relação do roteiro com o diretor.”
Continuando a sessão Movimentos e Estilos Cinematográficos conhecemos mais características e exemplos de filmes que contribuíram para marcar seu determinado momento:
Este movimento teve como característica a câmera na mão e closes diferentes e que fugiam do padrão cinematográfico de quando surgiram. A narrativa não costumava ser linear. A proposta é a desconstrução dos padrões narrativos do cinema. Alguns diretores se destacaram por levantar a bandeira da Nouvelle Vague, são eles:
Jean-Luc Godard          François Truffaut         Claude Chabrol
Alguns exemplos de filmes do movimento são:
“Estes filmes eram tidos como “chatos” pelo grande público.”
No filme “Week-end à Francesa” percebemos claramente a utilização da musica de forma diferente, peculiar. Os movimentos da câmera são utilizados de forma extranha. Os personagens viravam-se para a câmera e interagiam com o espectador.
“Uma característica de Jean-Luc Godard é priorizar as vezes por longas cenas de diálogos, em contrapostas outras tão extensas quanto só que sem diálogo algum, explorando os símbolos e signos.”
“Hoje em dia poucas pessoas tem paciência, precisamos buscar compreender os signos e símbolos por trás das aparências, saber o que o diretor quer comunicar.”
O diretor que melhor demonstrou em seus filmes este movimento foi Serguei M. Eisenstein
-----------------//----------------

Reflexões

“ A palavra chave é Curiosidade.”
“As vezes nós assistimos os filmes fazendo as perguntas erradas.”
“Hoje nós(Brasil) deveríamos estar registrando mais a nossa história através do cinema.”
Marco Antônio Moreira.
-----------------//----------------

Referências

Livro:

Eisenstein e o Construtivismo de François Albera.

Diretores:

Filmes:

Hoje o final do 3º Dia ficou marcado pela “bronca” que o crítico Marco Antônio deu a todos os presentes que não assistem filmes brasileiros. Precisamos assistir mais filmes brasileiros, pois assim como assistimos aos filmes ruins de fora não temos porque não assistirmos os brasileiros.
“Existem muitas coisas ruins sendo produzidas aqui, assim como fora, mas também existem muitos filmes excelentes que vocês não podem perder a oportunidade de assistí-los, apenas por preconceitos.”
-----------------//----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário