O COMEÇO


Desde muito tempo atrás tenho sustentado um sonho de escrever sobre cinema. A idéia de poder analisar o cinema a fundo sempre me fascinou desde pequeno. Quando era mais novo, por volta dos 14 anos já gostava muito de assistir filmes com este propósito. A avalanche de idéias inseguras sobre o futuro tomaram conta da minha cabeça quando estava prestando vestibular e entrei para o curso de Comunicação Social: Relações Públicas.
Agora no ultimo semestre da faculdade é que foi renascer a vontade de escrever novamente sobre cinema e agora mais maduro decidi procurar formação concreta. Foi assim que por sorte me deparei com uma sessão prévia de discussão sobre o Oscar 2010 no IAP aqui na minha cidade e pude conhecer e observar o quanto existem pessoas apaixonadas pela sétima arte.
Foi fascinante observar cinéfilos de várias idades confiantes e defendendo suas opiniões sobre os filmes que estavam em questão. Eu por fim decidi, estando completando meu curso superior na área de Comunicação por que não me especializar em uma área de jornalismo, podendo quem sabe no futuro produzir e trabalhar com cinema de alguma forma?
Soube então que acontecerá um curso aqui em Belém especializado em iniciar cinéfilos em crítica cinematográfica de uma forma mais séria, organizada e embasada. Pronto, era a motivação que eu precisava.
O crítico de cinema Marco Antônio Moreira era quem estava organizando o debate de cinema naquele dia e foi aí que pintou a oportunidade:



CURSO DE CRÍTICA DE CINEMA
Com Marco António Moreira

Construção de um olhar crítico sobre a Sétima Arte. Discussões teóricas e exibição de filmes para debates para desenvolver a prática do olhar critico sobre o cinema.

Itens do Curso :
  • História do Cinema : o cinema desde sua criação até sua evolução em termos de técnica e produção 
  • Linguagem Cinematográfica: elementos criados para o desenvolvimento do cinema 
  • Elementos da Obra Cinematográfica: montagem, produção, direção, narrativa, cenografia, roteiro, etc. 
  • Indústria/Arte/Mercado: definições e diferenças 
  • O Olhar Crítico sobre o Cinema: conhecimento x sentimento 
  • O papel do Crítico de cinema nos tempos modernos: qual a função do crítico de cinema hoje.