
Merecemos chamar a atenção para a atuação memorável de Matt Damon, que constrói uma personalidade singular em cada personagem que aborda. Damon com este papel chegou a ser indicado ao Globo de Ouro deste ano (2010) e demonstra uma carreira já bem versátil e ainda bastante promissora.
A tarefa de representar um mentiroso não é fácil. No caso deste filme o personagem de Damon é, não só um mentiroso, como um mestre da manipulação. Ele acredita e se envolve nas mentiras que cria de tal maneira que seria difícil alcançar um nível de originalidade que Damon trouce para a estória.A direção de Steven Soderbergh ( Che Partes 1 e 2 e Confissões de uma Mente Perigosa) trás um poder visual importante para a película. A acertada escolha por filtros por vezes amarelados e um brilho especial em exagero tornam a fotografia bastante original. Vale também chamar a atenção para a audácia de montar um filme com um roteiro adaptado (de Scott Z. Burns) bastante complexo. E foi aí que Soberbergh e Burns caíram em uma zona perigosa. O filme em si tem uma idéia simples, porém parece que o fato do personagem contar muitas mentiras e confundir a todos, por alguns momentos nós também temos a sensação de que estamos confusos, mais pela direção - e é aí que entra a crítica ao trabalho de Soberbergh - que a estória toma, do que pela idéia geral.
O Desinformante, em geral é interessante para vermos aonde uma mente que mente pode chegar. Para conferirmos uma boa atuação de Matt Damon. Uma identidade visual interessante e uma direção de Soberbergh, que apesar de já ter feito muitas coisas melhores para o cinema, não chega a desagradar.
por Marcelo Lobo.
Ficha Técnica
Título Original: (The Informant)Lançamento: 18 de Setembro, 2009.
Produção: Gregory Jacobs, Jennifer Fox, Michael Jaffe, Howard Braunstein, Kurt Eichenwald.
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns, Kurt Eichenwald (Livro)
Atores: Matt Damon, Scott Bakula, Joel McHale, Melanie Lynskey.
País: EUA.
Língua: Inglês.
Duração: 119 min.
Gênero: Comédia(Humor Negro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário