sábado, 19 de fevereiro de 2011

Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right)

The_Kids_Are_All_Right_poster

Um drama familiar moderno, realista e muito bem conduzido é o que podemos esperar de Minhas Mães e Meu Pai. Um elenco cuidadosamente bem selecionado dá o tom e o timing certo às cenas de uma trama finalmente corajosa e desprovida de preconceitos e estereótipos.

De cara não tem como não ficarmos apegados as personagens vividas por Annette Bening e Julianne Moore: um casal de lésbicas que aparentam estar com a vida estabilizada criando dois filhos, Laser, um garoto de 15 anos (Josh Hutcherson de Viagem Ao Centro da Terra) e Joni a mais velha com 18 anos (Mia Wasikowska, a Alice de Tim Burton). Aqui cabe logo uma observação: costumo perceber que os bons dramas apresentam bons e complexos personagens e os desenvolve de maneira que compreendemos os seus momentos em cena, suas emoções entram em sintonia e todos que estão assistindo a película compartilham das mesmas. É o que vemos desde o começo com essa moderna família. É importantíssimo salientar também a maneira como estes relacionamentos, sejam das mães com os filhos, sejam elas entre si, de como é cuidadosamente tratada de forma a jogarmos para escanteio o fator lesbianismo. Percebemos com o filme que qualquer casal, gay ou hétero, pode passar por dilemas exatamente iguais e finalmente os filmes começam a criar coragem para tratar de maneira desprovida de estereótipos.

Voltando a trama, o filme da diretora e roteirista Lisa Cholodenko (da série lésbica The L Word) se desenrola a partir da ideia que os filhos têm de conhecerem seu pai, vivido por Mark Ruffalo fazendo às vezes de conquistador. Paul é um cara solteiro e com uma vida tranquila, a muitos anos atrás doou sêmen e não sabia que o mesmo foi utilizado duas vezes e pelas duas mães da estória: Nic (Bening) e Jules (Moore). Sem o consentimento e conhecimento de suas mães os filhos marcam um encontro com Paul e começam a tirar conclusões sobre este “pai” desconhecido. Ao descobrirem, as mães resolvem convidar Paul para passar alguns momentos com todos em família, mas a partir do momento que ele começa a entrar na vida dessas pessoas alguns conflitos começam a surgir.

Não estragando nada da trama podemos parar por aqui e apenas indicar esta ótima película que trata de maneira madura, desprovida de preconceitos e com bastante realismo o desenvolvimento das relações familiares até hoje. Pode-se dizer que o título inglês original diz muita coisa: “The Kids Are All Right” (As Crianças Estão Todas Bem). De forma implícita a estória nos ensina que filhos criados por gays, lésbicas ou héteros não estão de maneira nem uma isentos de sofrerem com conflitos internos, muito pelo contrário, passam por exatamente os mesmos.

Lista de Prêmios e Indicações

Indicado ao Oscar de Melhor Filme
Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Annette Bening)
Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo)
Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original

Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia ou Musical
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Annette Bening)
Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Julianne Moore)
Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Roteiro

Indicado pelo Screen Actors Guild por Melhor Elenco
Indicado pelo Screen Actors Guild por Melhor Atriz (Annette Bening)

Indicado pelo Producers Guild of America por Melhor Filme

Indicado pelo Writers Guild of America por Melhor Roteiro Original

Vencedor pelo New York Film Critics Circle por Melhor Atriz (Annette Bening)
Vencedor pelo New York Film Critics Circle por Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo)

Indicado ao Bafta por Melhor Atriz (Annette Bening)
Indicado ao Bafta por Melhor Atriz (Julianne Moore)
Indicado ao Bafta por Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo)
Indicado ao Bafta por Melhor Roteiro Original

Fontes: IMDB.com e G1 Oscar2011

Um comentário: